<$BlogRSDUrl$>

Palavra do Pastor 


Aos Sacerdotes
Religiosos e Religiosas
Evangelistas, Catequistas e Agentes de Pastoral

Amados Diocesanos
Terminou a nossa Semana de Pastoral, por sinal, a primeira depois da minha tomada de posse. Agradeço ao Secretariado Diocesano de Pastoral e a todos os que colaboraram para o bom êxito da mesma. Aos Sacerdotes, Religiosos e Religiosas e a todos os fiéis leigos delegados, agradeço a participação activa nos trabalhos ao longo desta semana de pastoral.
Com os olhos voltados para o nosso jubileu dos 50 anos da nossa Diocese, com alegria apresento-vos o “Plano pastoral 2019” como fruto dos trabalhos da semana de pastoral que teve como tema: “Família Diocesana de Benguela, com Maria celebremos o jubileu”. O tema sugere-nos a nossa pertença. Somos uma família, a família diocesana de Benguela. Esta família está convocada para a celebração do jubileu de ouro da Diocese (6 de Junho de 1970 – 6 de Junho de 2020) sob o olhar, protecção e condução de Maria Santíssima, Nossa Senhora de Fátima, Padroeira da Diocese.
“Viver e agradecer, Renovar-se e Comprometer-se” é a palavra de ordem que nos é proposta como motivação para a preparação, celebração e vivência do ano jubilar. Um marco importante do ano jubilar será a construção do “Centro Pastoral D. Armando Amaral dos Santos”. O futuro Centro Pastoral, onde funcionarão alguns serviços da Curia Diocesana, bem como o Secretariado Diocesano de Pastoral e Secretariado Diocesano de Catequese e outros serviços sócio-pastorais, será o coração da Diocese. Dada a sua importância, todos os fiéis da Diocese, bem como os homens e mulheres de boa vontade, serão chamados a dar a sua contribuição para a sua edificação. No presente ano Pastoral dedicado à juventude sob o tema “Os Jovens e a Fé celebrada”, como família diocesana comprometemo-nos a “Ajudar os jovens a Celebrar o Mistério Eucarístico e a cuidar das Celebrações Litúrgicas”. Outrossim, toda a comunidade diocesana está chamada ao necessário esforço de trabalhar para a inculturação da liturgia.
Amados Diocesanos. Ao aprovar o Plano Pastoral 2019, confio aos Sacerdotes, Religiosos e Religiosas, Evangelistas e Catequistas e todos os agentes de pastoral a empenhar-se na aplicação do presente plano de pastoral atendo-se aos objectivos e às acções preconizadas para a implementação do referido plano pastoral.
Confiemos à intercessão da Virgem Maria, nossa Padroeira, o bom êxito e dos frutos deste novo ano de pastoral.

Benguela, 01 de Janeiro de 2019, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus.

+ D. António Francisco Jaca
Bispo de Benguela e Administrador Apostólico de Caxito

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA