<$BlogRSDUrl$>

Seminário do Bom Pastor comemora 40 anos de fundação 

Num domingo, 17 de Abril de 2016,
em que a Igreja celebrou a festa do Bom Pastor, o Seminário do Propedéutico com o mesmo Padroeiro comemorou 40 anos de existência. A data foi marcou a missa solene que o Bispo emérito de Benguela, Dom Óscara Braga, presidiu no ondjango do Seminário Maior de Teologia, em Benguela.
A celebração juntou os seminaristas das actuais três secções do Seminário de Benguela, nomeadamente o Propedéutico, Filosofia e Teologia; bem como as respectivas direcções incluíndo a direcção do Seminário Saletino representada pelo padre Venâncio Nunda.
O Seminário do Bom Pastor em Benguela foi fundado por Dom Óscar Braga em 1976. Na altura, como referiu o Bispo emérito, "tudo começou com pequeno grupo de rapazes que procuravam servir o povo de Deus". Assim, "se lançou a semente e aos poucos foi crescendo e hoje são muitos, graças a Deus", disse Dom Óscar Braga. O Prelado lembrou quando pensou fundar o Seminário em Benguela, estava convicto de que a instituição para toda a Igreja: "o Seminário que começámos não seria só a Igreja de Benguela, mas da Igreja", referiu o Bispo que, seguida apelou aos seminaristas que durante a sua formação "criem disponibilidade de serviço ao povo de Deus em qualquer lugar onde forem enviados".

Novo Reitor do Propedéutico

A Secção do Propedéutico do Seminário do Bom Pastor tem agora um novo reitor. Trata-se do padre José Dias Tumoma, do Clero de Benguela, que substituiu o padre José Andrade que exerceu as funções durante 11 anos. O novo reitor tomou posse no dia 6 de Abril deste ano de 2016 numa missa presidida na capela do Seminário, pelo Chanceler da Cúria, padre Geraldo Amândio Ngunga.
Com o padre José Dias, formam agora a direcção do Seminário do Propedéutico os padres Pedro Hoka, director espiritual; e Alberto "Triguinho", prefeito.
O novo Reitor, padre José Dias Tumoma tem 41 anos de idade e é licenciado em Engenharia e Mestre em Gestão, sendo também professor nos cursos de Engenharia Industrial e Ambiental no Instituto Superior Católico de Benguela, Centro do Luongo-Catumbela.

Morreu a Irmã Teresa Dinis 

A Irmã Maria teresa Dinis faleceu na sexta-feira, 15 de Abril deste ano de 2015, no hospital central de Benguela, vítima de doença. A religiosa sempre sorridente era membro da congregação das Irmãs do Santíssimo Salvador e nos últimos meses estava colocada na comunidade da Santa Cruz, uma nova casa situada no Cavaco em Benguela.
Teresa Dinis nasceu em Benguela a 15 de Maio de 1948, baptizada na Missão da Nazare. Com 16 anos de idade, conheceu as Irmãs do Santíssimo Salvador que na altura eram missionárias no hospital central de Benguela, tendo iniciado com elas uma experiência inicial do seguimento da vida religiosa.
Em 1967, já com 19 anos, seguiu para Portugal onde, no Vale de Santarém faz o postulantado e o noviciado. Ali faz a primeira profissão religiosa a 1 de Agosto de 1970. Regr
essando a Angola nesse ano, a jovem religiosa é colocada na casa do Lar dos Pequeninos, na Missão do Cuando-Huambo, onde trabalha de 1970 a 1975. Volta a Benguela nessa altura e a 17 de Março de 1976, faz a profissão perpétua na Missão da Nazaré em Benguela.
De 1979 a 1982 exerceu as funções de secretária provincial; tendo ainda exercido cargos de mestra de noviças de 1989 a 1994, assistente geral da congregação em França de 1994 a 2007. Regressou para Angola em 2007 e a partir deste ano foi superiora da comunidade do Abrigo da Infância em Benguela até 2014, ano em que foi transferida para a Missão do Cuando. Por causa da saúde, veio para a comunidade da Santa Cruz, a 6 de Fevereiro de 2016, onde passou os últimos dias de vida.
PAZ À SUA ALMA.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA