<$BlogRSDUrl$>

Pobres Servos acolhem novos membros 

Três novos membros da congregação dos Pobres Servos da Divina Providência Providência receberam as sagradas ordens do presbiterado e diaconado no Santuário de Nossa Senhora da Graça, neste domingo, 4 de Setembro de 2016.
A cerimónia presidida pelo Bispo de Benguela, Dom Eugénio Dal Corso, foi testemunhada por vários sacerdotes diocesanos e religiosos vindos de várias dioceses de Angola onde também trabalham os Pobres Servos. 
No mesmo dia em que, no Vaticano, o Papa Francisco canonizou a Madre Teresa de Calcutá, o Bispo lembrou esta causa para apelar aos ordinandos a entrega ao serviço aos mais pobres como fez São João Calábria, fudandor da congregação.
Os ordinandos foram dois diáconos e um sacerdote. Na homilia, Dom Eugénio explicou o sentido do diaconado e as funções que os diáconos exercem desde os primeiros séculos da Igreja. Pediu aos candidados para se dedicarem à oração, especialmente à liturgia das horas.
Os três ordinandos, o novo padre e os dois diáconos são todos naturais da província de Benguela, sendo um do Cubal e dois do Lobito.

Irmãs de Santa Catarina de Sena em festa 

O dia 3 de Setembro foi escolhido pela Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Sena para celebrar a festa em três dimensões: primeiros votos, votos perpétuos e jubileu de 25 anos de vida religiosa. Tradicionalmente, a festa tem sido celebrada a 22 de Agosto. Mas este ano foi na data acima referida. O Yakela Otchili não conseguiu ouvir as Irmãs o porquê da alteração, mas presume-se que tal tenha acontecido devido a visita do Núncio Apostólico a Benguela na mesma data.
Todavia, a celebração das Irmãs aconteceu na Sé Catedral de Benguela e foi presidida pelo Bispo da Diocese, dom Eugénio Dal Corso, ladeado pelo Bispo emérito Dom Óscar Braga, com dezenas de sacerdotes de Benguela. 
As Irmãs consagraram-se ao serviço da Igreja pelos votos temporários, pelos votos perpétuos e outro grupo, com destaque para para a Madre Geral, comemoraram 25 anos de vida consagrada, renovando a sua entrega à Igreja.
O Bispo Dom Eugénio pediu às consagradas que assumam o espírito da congregação de serem "verdadeiras catequetas", dedicando-se ao ensino da catequese, norteando assim o carisma da congregação.

Benguela acolheu 1ª Jornada das OMP 

Delegados de várias dioceses de Angola das Obras Missionárias Pontífícias reuniram-se em Benguela nos dias 26 a 28 de Agosto, em primeiras jornadas nacionais do movimento católico. O Bispo de Benguela Dom Eugénio Dal Corso abriu a jornada com a celebração da missa no Centro do Luongo. Durante o encontro, vários temas foram debatidos e expostos dentre outros por Dom Zeferino Zeca.
O evento foi encerrado no domingo, dia 28 de Agosto, co
m a missa solene presidida pelo Bispo emérito de Benguela, Dom Óscar Braga, no pavilhão Acácias Rubras em Benguela. Centenas de jovens adolescentes de diversas diocesas, com destaque para as paróquias da diocese de Benguela encheram as bancadas do pavilhão e ouviram Dom Óscar a falar de importância de testemunhar Jesus Cristo. O Prelado pediu que cada um fosse testemunha fiel de Jesus como fizeram os Apóstolos que acreditaram que Jesus é o Filho de Deus.
No fim da eucaristia, o director diocesano, padre Alberto Guilherme (Triguinho) agradeceu a escolha da Diocese de Benguela para acolher e organizar a primeira jornada nacional da OMP.
A jornada teve como conclusões: uniformizar os distintivos da IAM e LMJ; incentivar os membros das OMP para a cultura do cofrinho e para as quotas; buscar nos sacramentos da Eucaristia e da penitência a força para o testemunho da fé na missão, entre outras.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA