<$BlogRSDUrl$>

Internautas desconhecem Natal Litúrgico 



A declaração é do senhor Casimiro Gomes que há 16 anos trabalha no presépio da Catedral de Benguela onde como faz sempre o natal vem com a descrição do ano seguinte, como se lê (foto).
“Nós na Igreja vivemos o ano litúrgico que está no ano civil, este natal é a incarnação da páscoa 2017 que vamos viver no círculo litúrgico ano A, proximamente”, disse o senhor Casimiro Gomes. Ele, foi procurado pela nossa reportagem que flagrou os comentários dos internautas a exigirem uma correção, de 2016 ao invés de 2017.
O antigo coordenador do Conselho da Sé Catedral de Benguela apontou para o desconhecimento do natal litúrgico da parte de várias pessoas que, para ele apenas vem no natal um ato social associado as festas do Ano Novo, depois da catequese cristã em criança sem aprofundamento.
O presépio da Se-Catedral nasceu sob a iniciativa de Dom Óscar Braga. A sua tradição já leva 16 anos de serviço na torre pirâmide da catedral de Benguela, junto da estrada principal que dá para a rotunda do aeroporto.
Segundo os organizadores do presépio a motivação principal é narrar a grande notícia para aqueles que mesmo não entrando na igreja através da visão do presépio podem estar informados de que aquele é Jesus que nasceu para os homens, com a espiritualidade da humanização que passa pela simplicidade.
De um tempo a esta parte, em cerca de 3 anos o presépio tem contado com a participação dos escuteiros que constroem no lugar uma árvore ecológica.
É costume em várias culturas montar um presépio quando é chegada a época de Natal. Variam em tamanho, alguns em miniatura, outros em tamanho real. O primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo fê-lo na floresta da cidade de Greccio, na Itália, para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

DIOCESE DE BENGUELA